Quarta-feira, 19 de Julho de 2006
Bourne Identity - I
Quero contar-vos acerca de uma questão curiosa relativa aos Canadianos.
Aqui há pouco tempo celebrou-se o Dia do Canadá (1 de Julho). Por todo o país houve festas, concertos, discursos políticos, etc. Ora por essa altura, andava eu pelas Plaines d’Abraham, sitas no centro histórico da Quebec City. Aí assisti ás celebrações onde me pareceu que estava bastante gente (uns bons milhares de qualquer forma). Todavia, depois de ter falado com alguns Quebequois dei-me conta que não, que afinal eram poucos, mesmo muito poucos. E aparentemente festa grande é-o durante o Saint Jean Baptiste, o feriado da província do Quebec (24 de Junho) – nessa altura toda a cidade sai para a rua e as muralhas quase vem abaixo com tanto entusiasmo e movimentação.
 
Pois os Quebecois aqui no Canada são conhecidos pelas suas pretensões pró-independentistas, pelos seus discursos separatistas, orgulhosos de uma cultura francófona que muitas vezes choca com os valores mais “anglo-americanizados” do resto do país.
 
Mas para além do Québec há toda uma série de outros problemas. A começar pelos índios autóctones que continuam uma luta de reconhecimento pelos seus direitos. Neste preciso momento andam a manifestar-se contra a expropriação de terrenos em Stoney Creek (sul de Hamilton). Outra pérola tem de ver com a província de Alberta. Recentemente começaram a extrair petróleo e devido ao elevados preços do ouro negro encontram-se cheios de dinheiro. Antes eram uma província banal sem grandes recursos, nem indústria; agora já andam a dizer que querem ser independentes e que não precisam das outras províncias do Canadá para nada. Mas acima de todas estas problemáticas regionais (movimentos secessionistas há-os por toda a parte – não é ó Excelentíssimo Dr Eng Arq Alberto João Jardim?), o que mais me espantou foi a voluntária negação por parte de muitos cidadãos quanto a sua nacionalidade. Parece que (aqui em Ontário pelo menos) ninguém se identifica como “homo canadianos”. É-se sempre um hispano-canadiano, germano-canadiano ou luso-canadiano, ou qualquer outro tipo de nacionalidade hifenizada. Muitos apresentam-se mesmo como sendo simplesmente por exemplo, portugueses. São na sua maioria filhos ou netos de emigrantes e que, por uma razão ou outra, preferem abraçar um país que demasiadas vezes lhes é estranho. São inúmeras casos aqueles que se dizem alemães, italianos, portugueses, mas que nunca foram visitaram esses países, que não falam uma palavra da língua, que não auferem da nacionalidade. Não é tanto a minha sensação de estranheza face a estes “portugueses” e o seu esfusiante entusiasmo - sabe bem ver esta gente defender e sentir mais Portugal que muitos daqueles que aí vivem. O que realmente perturba é a quase rejeição total da identidade canadiana. E não são nem um nem dois casos isolados, mas toda uma franja da população que aguerridamente preserva a cultura dos seus antepassados sem sentir uma necessidade imediata de integração no tecido social canadiano. Para eles, principalmente jovens adultos, fica bem, é chique. E isto acontece quando mais a sul, os vizinhos adoram fazer gáudio do seu patriotismo. Nos “states”, se por um lado se põe em causa todo o tipo de minorias e questões étnicas (gays, judeus, afro-americanos, latino-americanos, etc.) poucas vezes se vêem manifestações tão abertas de rejeição nacional-identitária por parte da população jovem.
 
Enfim, uma questão bem complexa que dá pano para mangas! Amanha temos mais.
 

música: Falling into you - Céline Dion

publicado por pmfjcosta às 03:38
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
Novembro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


posts recentes

The end (sort of)

Chinesices

A preguiça ao poder

Espreitando o mundo da al...

Pirotecnia servida aos tr...

Um chapéu de três bicos

Talk shows japoneses

Um novo sensei: Nakagawa-...

Martin, contador de histó...

A Tour Eiffel, ao vivo e ...

arquivos

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

links
Poll
Stats
blogs SAPO
subscrever feeds