Terça-feira, 1 de Agosto de 2006
Best before / meilleure avant
Ora o que há para fazer nestes últimos dias? Mais que tudo é tentar empacotar todo o trabalho de modo a ter um conjunto coerente para poder levar para Cambridge.
 
Devo dizer que quando para cá vim, o meu projecto era demasiado extenso e ambicioso. Nada de surpreendente pois a minha estadia foi encurtada de três para dois meses. E o projecto foi pensado para três! A ideia original era ficar de Maio a Agosto mas a avaliação levou mais tempo que eu esperava. Resultado - Junho e Julho apenas! Assim, o lado experimental do projecto teve de ir à vida! Duas razoes: restrições de tempo e problemas com o microscópio. No primeiro caso, dei-me conta que seria impossível aprender a trabalhar como o programa de cálculos ab-initio e, simultaneamente, efectuar as experiências de microscopia, em apenas dois meses. Tive de escolher! No segundo, fui informado que o microscópio seria transferido no fim da primeira semana de Julho. Isto significa que durante o mes de Julho não haveria passibilidade de fazer as experiências. Ora isto deixava-me pouco mais de um mes para o trabalho experimental e com um microscópio bastante ocupado (há mais utilizadores que eu e com maior prioridade também)! Ora com tudo isto decidi dedicar-me a aprender Wien2k que é um programa de cálculos de estrutura electrónicas para sólidos cristalinos. Baseia-se nos métodos da teoria de funcionais de densidade (DFT) a qual tem muito sumo por detrás em termos de física e química quânticas! Mas mesmo assim acho que valeu a pena. Possibilitou-me aprender uma ferramenta de trabalho que espero seja bastante útil no futuro e também a interacção com alguns dos melhores especialistas de EELS. E, francamente, embora McMaster não seja o gigante de Cambridge no panorama académico mundial, não está nada mal! Aliás em certos pontos acho que aqui as coisas funcionam melhor.
 
Ao nível pessoal foi uma óptima experiência – vim visitar um país do qual conhecia pouquíssimo e encontrei aqui gente bastante simpática. Tenho pena de não poder ficar para o começo da época de hóquei em gelo, de não ter ido as montanhas, de não ter ido ver os grandes lagos, Vancouver, Nova Iorque... Enfim, fica muito por fazer.
 
Até mais ver, Canadá!


publicado por pmfjcosta às 03:15
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
Novembro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


posts recentes

The end (sort of)

Chinesices

A preguiça ao poder

Espreitando o mundo da al...

Pirotecnia servida aos tr...

Um chapéu de três bicos

Talk shows japoneses

Um novo sensei: Nakagawa-...

Martin, contador de histó...

A Tour Eiffel, ao vivo e ...

arquivos

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

links
blogs SAPO
subscrever feeds